Quais boas práticas na gestão de pessoas precisam ser reforçadas na gestão de times híbridos?
21/05/2022
Por Luciana Gazzoni, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança
Há diversas boas práticas na gestão de pessoas que se tornaram fatores críticos de sucesso na liderança remota. Ao longo das últimas semanas tive a oportunidade de assistir diversos paineis com executivos de todos os continentes discutindo exatamente isso no ATD 2022, o maior congresso de treinamento e desenvolvimento do mundo. Agora que a liderança remota e os times híbridos vieram para ficar, quais seriam as boas práticas que não podemos tirar os olhos?
COMBINADOS
As organizações que fizeram combinados claros com seus colaboradores e gestores sobre o que esperavam em termos de entregas e também aspectos comportamentais tiveram mais sucesso ao conduzir os desafios ao longo do processo de adaptação. Costumo dividir os combinados em 3 blocos:
- Combinados sobre os objetivos a serem alcançados e como deverão ser reportados e acompanhados.
- Combinados sobre expectativas de comportamento no papel profissional
- Combinados sobre o que precisamos fazer para nosso trabalho funcionar. O que você precisa de mim? O que eu preciso de você?
Se isso não foi conversado no início do trabalho remoto devido a impetuosidade em que tudo aconteceu, pode ser um bom momento para retomar esses aspectos.
Algumas organizações tem discutido inclusive algumas regras do jogo para mitigar os riscos nesse novo período:
- Haverá um mínimo de horas obrigatórias no escritório?
- Você tem condições adequadas para trabalhar em casa?
- Teremos um % de tempo presencial e um % de tempo em casa?
- Quais as condições que você precisa ter em casa para conseguir trabalhar adequadamente? (velocidade mínima de internet, estrutura, etc)
COMUNICAÇÃO
É necessário criar uma sistemática de comunicação e não contar apenas com o acionamento por demanda. Colaboradores virtuais podem se sentir deixados de lados nas informações. Outro desafio é a utilização de muitos canais de comunicação e a mistura de canais oficiais e privados.
Dicas:
- Priorize a comunicação com o seu time estabelecendo reuniões regulares em grupo e individuais.
- Mantenha reuniões individuais periódicas para discutir projetos, tarefas e follow ups. Aloque tempo para estabelecer conexão, relacionamento e compreender o contexto do colaborador. Dê previsibilidade da frequência que os membros do time terão tempo de qualidade com você. A agenda da reunião é responsabilidade do gestor e do colaborador.
- Seja intencional em reuniões em grupo. Nessas reuniões evite focar apenas em tarefas, resultados e projetos. Invista tempo na formação de conexão, interação e troca entre a equipe.
CONEXÃO
Boa liderança envolve clareza, boa comunicação e conexão. Garanta momentos todos juntos. A falta de intencionalidade do gestor pode levar ao isolamento dos membros do time e criar silos dentro da própria área.
Dica:
- A conexão do time não precisa ser por eventos sociais. Pode ser um almoço virtual, um trabalho voluntário, uma trilha de aprendizado em grupo. Lembre que tempo para conexão é parte do negócio e não uma distração.
CLAREZA:
Fala-se muito em acompanhar a performance pelas entregas mas isso exigirá que cada vez mais as expectativas e métricas fiquem claras, específicas, mensuráveis, atingíveis e com prazo definido.
Dicas:
- Crie momentos de team check ins para que todos os membros da equipe saibam quem está trabalhando com o quê e como cada um está contribuindo para os objetivos organizacionais. Em times remotos, as pessoas tendem a ter mais dificuldade de enxergar a visão do todo. E colaboradores isolados podem criar pressupostos.
- Identifique a habilidade de cada um e estimule a troca de conhecimento e o compartilhamento de experiência. Crie espaço para discussão em time sobre metas alcançadas e o compartilhamento das lições aprendidas. Ou você pode também, por exemplo, colocar profissionais mais experientes com objetivos de mentorar profissionais mais jovens. Isso estimula a conexão entre os membros da equipe e o aprendizado contínuo.
- Líderes podem se sentir inseguros sobre as entregas dos colaboradores e isso levar a uma escalada de reuniões e emails. Se algo está lhe causando insegurança é melhor colocar na mesa e conversar. Faça combinados do que você precisa em termos de acompanhamento, entregas e comunicação para se sentir seguro.
FEEDBACK ONLINE
Sim, é mais complexo dar feedback na liderança remota pois alguns comportamentos não ficam tão evidenciados quando você não está compartilhando o mesmo ambiente físico.
Dicas:
- Busque o feedback de diversas partes interessadas para enriquecer a sua percepção.
- Durante a conversa, acione os comandos de não perturbe nos chats internos. Reduza estímulos externos (celular, email, whatsapp).
- Sempre abra a câmera e peça para o outro abrir a câmera. Faça um “pin” na imagem do seu colaborador. Foque a atenção nele para poder observar fatores não verbais.
- Não preencha o silêncio. Dê o tempo para o outro pensar.
- Temos estimulado as pessoas a serem cada vez mais protagonistas de suas carreiras e isso significa que você precisará cada vez mais estar preparado para falar sobre desenvolvimento e carreira.
- As pessoas tendem a fantasiar que apenas colaboradores no presencial irão acessar as melhores oportunidades. A comunicação sobre oportunidades de carreira deve ter um cuidado e comunicação adicional.
- Colaboradores remotos podem não enxergar o impacto de seu trabalho. Isso pode levar a desmotivação e a procura de um novo trabalho. Líderes precisarão criar oportunidades de conversas sobre os impactos dos trabalhos do time.
FERRAMENTAS DIGITAIS
As ferramentas digitais podem auxiliar o trabalho em equipe, facilitar o registro de ideias, tirar a temperatura do grupo, medir a compreensão sobre alguma temática.
Dicas de ferramentas:
- Edupulses
- Mentimeter
- Miro
A tecnologia abre a porta da experiência mas não garante a conexão. Mas lembre que o que o fará ser um gestor eficaz do trabalho remoto é a conexão com o humano.