04/11/2015
Por Luciana Gazzoni, 2015
É fato que o QI, coeficiente de inteligência cognitiva, não prevê o sucesso na vida. Ele responde por 1% a 20% (média de 6%) do sucesso em um emprego. A inteligência emocional - QE, por outro lado, foi diretamente responsabilizado por 27% a 45% do sucesso profissional, dependendo da área em estudo.
A inteligência emocional é um conjunto de habilidades emocionais e sociais que estabelecem coletivamente o sucesso com que:
- Nos percebemos e expressamos nossas emoções;
- Nos desenvolvemos e mantemos relações sociais;
- Lidamos com desafios;
- Usamos informações emocionais de modo eficaz e significativo.
A Inteligência Emocional, diferente do QI, se desenvolve ao longo da vida e seu desenvolvimento corresponde ao crescimento do cérebro. A amígdala é a parte do cérebro que controla a resposta à luta ou fuga. Quando algo o amedronta ou o irrita, esta é a parte do seu cérebro que lhe diz como agir. Assim, quando sua amígdala diz "Vamos lutar", é seu lobo frontal que diz, "Espere, isto pode me trazer problemas ou uma demissão." Com a experiência, seu lobo frontal armazena essas memórias que dizem "da última vez que fiz isso, não funcionou então não devemos repetir."
A inteligência emocional está positivamente relacionada ao nível de desenvolvimento do lobo frontal. É possível que uma pessoa de 50 anos seja menos inteligente emocionalmente que alguém com 30 anos? A resposta é sim. Por quê? Porque os lobos frontais de diferentes pessoas se desenvolvem a velocidades diferentes, alguns crescem mais que outros, algumas pessoas têm mais experiências com que aprender do que outras e algumas simplesmente aprendem mais rápido quando se trata dessas experiências.
Tenho utilizado o modelo da MHS (Multi Health Systems), empresa americana de assessments, a qual desenvolveu uma ferramenta para mensuração da inteligência emocional através de vinte competências agrupadas em cinco grandes dimensões:
1 . Autopercepção
Força e confiança interior do indivíduo
Capacidade de estabelecer metas relevantes e significativas
Vontade de tentar evoluir de forma contínua
Compreender o que, quando, por que e como diferentes emoções afetam pensamentos e ações
2. Autoexpressão
Capacidade de expressar seus sentimentos verbalmente e não verbalmente;
Habilidade de comunicar sentimentos, pensamentos e crenças;
Confiança para dirigir a si próprio de forma autônoma.
3. Interpessoal
Capacidade de:
Desenvolver e manter relacionamentos baseados em confiança e compaixão;
Articular uma compreensão da perspectiva do outro;
Agir com responsabilidade e mostrar preocupação pelos outros, sua equipe ou comunidade/organização maior
4. Tomada de decisão
Buscar soluções para problemas em situações as quais as emoções estão envolvidas;
Manter a objetividade vendo as coisas como realmente são;
Resistir ou conter um impulso.
5. Gestão do stress
Adaptar emoções, pensamentos e comportamentos;
Acreditar que é possível gerenciar ou influenciar as situações de maneira positiva.
O investimento e o desenvolvimento nessas competências e habilidades têm retorno garantido pois contribui diretamente para relacionamentos mais produtivos e saudáveis tanto na vida privada quanto na profissional.