20/05/2022
O TRABALHO HÍBRIDO VEIO PARA FICAR?
Por Luciana Gazzoni, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança
O trabalho hibrido veio para ficar? Ou com o fim da pandemia tudo vai voltar a ser como era antes? Esse foi um dos principais temas dicutidos no ATD 2022, maior fórum global de treinamento e desenvolvimento que ocorre anualmente nos Estados Unidos. É unânime que o mundo não voltará a ser como era antes mas que alguns ajustes precisarão ser feitos para que esse modelo funcione. A aderência ao modelo híbrido dependerá do segmento.
Ao longo desses últimos dois anos tive várias empresas que procuraram a Light Up para que estruturássemos treinamentos de gestão remota. A verdade é que precisamos voltar ao essencial. Se o gestor não sabe fazer gestão de pessoas no presencial, à distância será uma catástrofe. Então antes de ensinarmos as particularidades da gestão remota precisamos retornar muitas vezes à essência da gestão.
E os times híbridos são tão diferentes dos times que estão presenciais no escritório? Sim, de certa forma. Eles requerem mais pensamento e intencionalidade de todos os membros da equipe e especialmente dos líderes. O papel do líder nesse novo contexto é ser a ponte entre os diversos mundos do trabalho e entre os membros do time. Todos no time precisam ser intencionais na busca pela interação e conexão. O líder precisará fomentar uma cultura de inclusão de todas as regiões e culturas do seu time. Serão os conectores. O que se torna mais crítico do que nunca é a mudança do mindset da liderança.
Mudanças de mentalidade do líder
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MENTALIDADE ANTIGA |
NOVA MENTE |
Onde Pessoas trabalham |
Conheço o melhor lugar para os funcionários trabalharem. |
Um tamanho não serve para todos – todos têm necessidades e preferências únicas. É uma mistura de necessidades de negócios e necessidades dos funcionários. |
Só podemos colaborar e inovar quando estamos no presencial. |
Podemos explorar novas maneiras de colaborar para encontrar as melhores maneiras de alcançar nossos resultados. |
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Se não estivermos presencialmente, perderemos momentos espontâneos e de descontração. |
Podemos usar a tecnologia e criar oportunidades para conectar os funcionários com toda a equipe e organização. |
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Quando Pessoas trabalham |
Todos precisam trabalhar no mesmo horário todos os dias. |
Podemos identificar nossas horas principais qual o horário central em que todos devemos estar online e, em seguida, flexionar com base nas necessidades e preferências. |
A equipe precisa estar trabalhando quando eu estou trabalhando. |
Os resultados são mais importantes do que quando as pessoas trabalham. |
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Todos precisam responder a e-mails e mensagens instantâneas imediatamente. |
A equipe faz o acordo sobre os protocolos de comunicação. |
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Como Pessoas trabalham |
As reuniões são a melhor maneira de colaborar e tomar decisões. |
Podemos colaborar e tomar decisões de forma assíncrona usando a tecnologia. |
Os funcionários precisam estar no escritório ou visivelmente online durante o horário de trabalho ou então não estão trabalhando. |
Estar offline permite que os funcionários tenham tempo para fazer um trabalho focado sem interrupções. |
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Algumas habilidades tornam-se chaves para o líder nesse novo contexto:
Quais aspectos da sua mentalidade você ainda precisa desenvolver para melhor se adaptar a esse contexto? Quais novas habilidades você precisa investir em seu desenvolvimento?
No próximo artigo trarei algumas boas práticas na gestão de pessoas e que tornam-se ainda mais cruciais na gestão remota.