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O trabalho híbrido veio para ficar?

O trabalho híbrido veio para ficar?

20/05/2022

O TRABALHO HÍBRIDO VEIO PARA FICAR?

Por Luciana Gazzoni, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança

 

O trabalho hibrido veio para ficar? Ou com o fim da pandemia tudo vai voltar a ser como era antes? Esse foi um dos principais temas dicutidos no ATD 2022, maior fórum global de treinamento e desenvolvimento que ocorre anualmente nos Estados Unidos. É unânime que o mundo não voltará a ser como era antes mas que alguns ajustes precisarão ser feitos para que esse modelo funcione. A aderência ao modelo híbrido dependerá do segmento.

Ao longo desses últimos dois anos tive várias empresas que procuraram a Light Up para que estruturássemos treinamentos de gestão remota. A verdade é que precisamos voltar ao essencial. Se o gestor não sabe fazer gestão de pessoas no presencial, à distância será uma catástrofe. Então antes de ensinarmos as particularidades da gestão remota precisamos retornar muitas vezes à essência da gestão.

E os times híbridos são tão diferentes dos times que estão presenciais no escritório? Sim, de certa forma. Eles requerem mais pensamento e intencionalidade de todos os membros da equipe e especialmente dos líderes. O papel do líder nesse novo contexto é ser a ponte entre os diversos mundos do trabalho e entre os membros do time. Todos no time precisam ser intencionais na busca pela interação e conexão. O líder precisará fomentar uma cultura de inclusão de todas as regiões e culturas do seu time. Serão os conectores. O que se torna mais crítico do que nunca é a mudança do mindset da liderança.

Mudanças de mentalidade do líder

 

MENTALIDADE ANTIGA

NOVA MENTE

Onde

Pessoas trabalham

Conheço o melhor lugar para os funcionários trabalharem.

Um tamanho não serve para todos – todos têm necessidades e preferências únicas. É uma mistura de necessidades de negócios e necessidades dos funcionários.

Só podemos colaborar e inovar quando estamos no presencial.

Podemos explorar novas maneiras de colaborar para encontrar as melhores maneiras de alcançar nossos resultados.

Se não estivermos presencialmente, perderemos momentos espontâneos e de descontração.

Podemos usar a tecnologia e criar oportunidades para conectar os funcionários com toda a equipe e organização.

Quando

Pessoas trabalham

Todos precisam trabalhar no mesmo horário todos os dias.

Podemos identificar nossas horas principais qual o horário central em que todos devemos estar online e, em seguida, flexionar com base nas necessidades e preferências.

A equipe precisa estar trabalhando quando eu estou trabalhando.

Os resultados são mais importantes do que quando as pessoas trabalham.

Todos precisam responder a e-mails e mensagens instantâneas imediatamente.

A equipe faz o acordo sobre os protocolos de comunicação.

Como

Pessoas trabalham

As reuniões são a melhor maneira de colaborar e tomar decisões.

Podemos colaborar e tomar decisões de forma assíncrona usando a tecnologia.

Os funcionários precisam estar no escritório ou visivelmente online durante o horário de trabalho ou então não estão trabalhando.

Estar offline permite que os funcionários tenham tempo para fazer um trabalho focado sem interrupções.

 

 

 

Algumas habilidades tornam-se chaves para o líder nesse novo contexto:

  • Aprendizado contínuo e adaptabilidade
  • Escuta ativa (verbal e não verbal)
  • Atenção plena (conseguir se manter no presente, na conversa e conter as distrações paralelas)
  • Inteligência emocional – leitura de suas próprias emoções e dos outros. Empatia

 

Quais aspectos da sua mentalidade você ainda precisa desenvolver para melhor se adaptar a esse contexto? Quais novas habilidades você precisa investir em seu desenvolvimento?

No próximo artigo trarei algumas boas práticas na gestão de pessoas e que tornam-se ainda mais cruciais na gestão remota.

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