13/08/2019
Por Luciana Gazzoni, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança
Eu trabalho há muitos anos com o desenvolvimento de líderes e tenho refletido e lido muito sobre o que de fato traz resultados para as organizações nesta área. O primeiro grande desafio é fazer com que os gestores compreendam seu papel na organização. Ou melhor, compreendam e assumam responsabilidades por ele. E nesse processo, os líderes precisam administrar seu tempo de forma diferente, aprender novas habilidades relacionadas à gestão de pessoas e a representar a organização (mesmo quando não concordam com as regras e direção!).
Mas tudo isso se torna insuficiente se o líder não compreender que sua principal responsabilidade deve ser construir confiança. Nada é mais inspirador do que um relacionamento de confiança. Nada é tão lucrativo quanto o resultado econômico derivado dela. A confiança muda tudo.
Mas o que é confiança? Segundo Stephen Covey é o combinado de caráter + competência. Compreender isso me fez ampliar a perspectiva sobre o porquê de muitos programas de liderança simplesmente não darem resultados. Temos trabalhado exaustivamente sobre as competências do líder, mas talvez tenhamos deixado de lado o caráter!
E então comecei uma jornada para compreendê-lo. Eu achava que caráter era algo que alguém tinha ou não tinha. Que vinha de berço. Você pensa assim também? Bom, descobri que apesar de facilitar muito quando a pessoa aprendeu sobre caráter já em casa, ainda assim é possível aprender e desenvolver seu bom caráter ao longo da vida. E isso me deu esperança sobre os líderes. Observei que muitos líderes nas organizações não somente cometem amadorismos na gestão de pessoas, mas principalmente têm comportamentos que fazem com que seus colaboradores duvidem de seu caráter.
Então há quatro dimensões da credibilidade:
Tanto a integridade quanto a intenção estão relacionadas ao caráter das pessoas.
Tanto as questões de capacitações quanto as de resultados são questões de competências.
E você, tem transmitido confiança? Você tem investido nestes quatro eixos de credibilidade? Lembre-se que as pessoas não enxergam a sua intenção, elas enxergam o seu comportamento.
“O melhor momento para plantar uma árvore foi há vinte anos. O melhor segundo momento é agora”. Provérbio Chinês
Quer saber mais? Recomendo o livro A Velocidade da Confiança, do Stephen Covey.
Quer que seus líderes sejam desenvolvidos nos 4 eixos de credibilidade? Faça contato conosco ;)