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Contratando um Coach

Contratando um Coach

26/03/2018

CONTRATANDO UM COACH

Por Luciana Gazzoni, coach, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança

 

Resolvi escrever esse artigo para ajudar você a compreender melhor como você pode definir critérios para a escolha do seu e o que você precisa ter em mente antes de iniciar o processo.

A abundância de cursos milagrosos de coaching e as promessas de uma carreira diferente fizeram muitas pessoas se aventurarem neste caminho. Mas não se engane. Atuar como um bom coach exige preparação!

O que você pode verificar antes de contratar:

Curriculum profissional: Verifique quem é o profissional, como foi a sua trajetória profissional. Atuar no papel de coach é coerente com a caminhada deste profissional?  Não basta ter experiência em diversas áreas, se não tiver habilidade com as ferramentas e técnicas específicas para um processo de Coaching. Quais experiências e formações esse profissional possui que o formaram tecnicamente para o desenvolvimento e aprendizagem de pessoas?

Verifique a formação específica de Coaching que o profissional realizou. Mas lembre que o certificado não garante que ele seja um bom profissional. Por isso os outros elementos são relevantes também.

Experiência como Coach: Busque informações sobre há quanto tempo o profissional tem atuado como Coach, número de horas de prática, casos de sucesso e perfil predominante de seus clientes.

Metodologia e influências teóricas: Verifique se o profissional segue alguma base teórica para respaldar seu método. Compreenda melhor as principais bases de influência que seu coach utiliza e observe se você se identifica.

Busque ter afinidade e Referências: Tenha uma conversa inicial e perceba se você sente afinidade com o profissional. Esse é um elemento importante já que caminharão juntos de 4 a 6 meses. Você pode pedir referências e realmente verificar com as pessoas indicadas.

Processo: o processo de coaching tem início, meio e fim. Normalmente são 10 a 12 sessões onde o coach e o coachee estarão caminhando com foco nos objetivos de desenvolvimento estabelecidos no início do processo. As sessões variam de 60 a 90 minutos e a frequência costuma ser semanal ou quinzenal. Essa é apenas uma referência. Fique atento se as regras do processo não forem claras.

Auto conhecimento: Além de uma formação de coaching, é importante que o profissional invista em seu desenvolvimento pessoal e auto conhecimento para que não projete em seus clientes aspectos de seus próprio “self”. Você pode questioná-lo se em sua formação contemplava horas de desenvolvimento pessoal e supervisão com um coach mais experiente. Boas formações contemplam essa etapa.

 

Preparei uma lista de perguntas para facilitar caso esteja buscando um profissional.
· Qual é a sua experiência no papel de coach?
· Pode me contar um pouco sobre a sua trajetória profissional?
· O que o fez ter esse papel professional?

· Como e onde foi a sua formação de coaching?
·  Qual o perfil predominante de clientes que você atende?
· Quantos clientes você já teve? Quantas horas de experiência aproximadamente?
· Quais bases metodológicas e teóricas você utiliza?
· Qual a frequência / tempo dos encontros?
 

Além de fazer uma boa escolha de profissional para lhe acompanhar em seu desenvolvimento, há algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo antes de investir:

  • Há possibilidade de investir o tempo da sessão e comprometimento em colocar em prática aquilo que se propuser a fazer?
  • Está disposto a compartilhar seus desafios e dilemas do dia a dia? Está disposto a ampliar perspectiva sobre as suas próprias verdades?
  • Você está disposto a se responsabilizar pelo seu desenvolvimento?

O processo de coaching é uma ferramenta potente de desenvolvimento. Invista tempo para fazer uma boa escolha e aproveite a jornada!

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