Novidades

Desenvolvimento Pessoal e Profissional – uma jornada que aumenta a sua empregabilidade

Desenvolvimento Pessoal e Profissional – uma jornada que aumenta a sua empregabilidade

19/04/2017

 

Ao longo de 20 anos, coleciono histórias de profissionais que são considerados bem-sucedidos, mas muitos outros que em algum momento tiveram a sua carreira paralisada dentro de uma organização. E penso que o pior é que muitas vezes sem nem saber o porquê. Mudam de organização e a história muitas vezes se repete. Há também outros profissionais que alcançam algumas metas iniciais como estar em uma boa organização, alcançam um cargo relevante e se acomodam. Em um país onde a cada 40 minutos tudo pode mudar, como profissionais e como seres humanos, precisamos estar dispostos a estar em movimento. Movimento da jornada do desenvolvimento.

Desenvolver significa crescer, progredir. A capacidade de aprendizado está diretamente relacionada ao potencial de desenvolvimento da pessoa. Muitas organizações consideram a capacidade de aprendizado inclusive fator chave para sucessão da liderança. Uma premissa para o desenvolvimento é a habilidade de aprender com seus próprios erros e se dispor a aprender continuamente. E por que as organizações se importam com isso? Pesquisas indicam que há uma correlação entre crescimento nas organizações e capacidade de aprendizado de seus profissionais em cargos chave.

Com frequência, os profissionais investem cada vez de forma mais consistente nos aspectos técnicos. Entretanto, segundo Steven Stein, no livro The EQ Edge, 55% do seu sucesso está relacionado às competências técnicas, mas 45% está relacionada às competências emocionais e sociais (inteligência emocional). Quando assumimos um cargo de liderança, por exemplo, novas habilidades são exigidas desde o primeiro dia e já nos tornamos vitrines. O erro que muitos cometem é aguardar a posição para então começar a focar no preparo das competências comportamentais.

A cada novo desafio, precisamos repensar quais habilidades são necessárias para o novo cargo, como devo investir meu tempo e como posso valorizar as novas atribuições já que a tendência é querermos continuar fazendo aquilo que já estávamos acostumados e pelo qual fomos reconhecidos. Cada profissional é responsável por seu contínuo desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de desenvolvimento deve ser dirigido pelas competências necessárias para o seu cargo e também olhando para a posição que você gostaria de sentar. O seu gestor deve desempenhar o papel de fomentador no processo de desenvolvimento de sua equipe mas caso ele não o faça, assuma a responsabilidade afinal a carreira é sua.

Como você adquiriu seus aprendizados ao longo de sua vida?

O aprendizado só será eficaz e lhe trará resultados concretos se estiver baseado em 3 pilares: treinamentos formais, experiências e vivências no dia a dia e a busca individual pelo desenvolvimento. Por exemplo, para aprender inglês precisamos fazer mais do que frequentar aulas e fazer a lições de casa. Precisamos adicionalmente treinar na internet, pessoalmente, em uma viagem tanto a audição quanto a fala. Colocar em prática, ler livros, assistir filmes com legenda em inglês, acompanhar pessoas em reuniões de negócio. Isso significa que preciso transformar o conhecimento em habilidade. E para isso preciso sair da zona de conforto e ter atitude. Isso serve para qualquer competência que queira desenvolver.

Como posso identificar as minhas próprias lacunas de competência?

Algumas possibilidades para você ampliar a sua auto percepção sobre as competências que precisam ser desenvolvidas:

  •  - Converse com seu gestor;
  •  - Resgate descrição do seu cargo e também do cargo que almeja;
  •  - Converse com outros profissionais mais seniors da sua área;
  •  - Identifique conhecimentos, habilidades e atitudes relevantes na sua área e para posições que você almeja;
  •  - Peça feedback para colegas de trabalho e gestor para ajudar a identificar as lacunas;
  •  - Busque testes e avaliações de competências que contribuam para a identificação de seus pontos fortes e fracos (confira as soluções que oferecemos no site http://www.lightupdesenvolvimento.com.br/assessment/)
  •  - Dialogue abertamente com colegas que conhecem o seu trabalho e que estão interessados em contribuir com você.

 

Como isso pode aumentar minha empregabilidade?

A empregabilidade é a capacidade de se manter empregado mesmo em cenários econômicos-políticos turbulentos. Um dos fatores que promovem a sua empregabilidade é ser um profissional que une competências técnicas e comportamentais. Em tempos de empresas cada vez mais enxutas, certamente quem tem uma “cesta” mais completa de competências, garante com mais facilidade “seu lugar ao sol”.

 

Por Luciana Gazzoni- Consultora, Interculturalista e palestante em Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO). Administradora especialista em Gestão de Pessoas e Liderança

Abril/2017

Crédito da Imagem: Instituto Brasileiro de Coaching

Newsletter

Quer receber novidades, artigos e cursos da Light Up? Então cadastre o seu email aqui!