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Quais boas práticas na gestão de pessoas precisam ser reforçadas na gestão de times híbridos?

Quais boas práticas na gestão de pessoas precisam ser reforçadas na gestão de times híbridos?

20/05/0202

Por Luciana Gazzoni, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança

 

Há diversas boas práticas na gestão de pessoas que se tornaram fatores críticos de sucesso na liderança remota. Ao longo das últimas semanas tive a oportunidade de assistir diversos paineis com executivos de todos os continentes discutindo exatamente isso no ATD 2022, o maior congresso de treinamento e desenvolvimento do mundo. Agora que a liderança remota e os times híbridos vieram para ficar, quais seriam as boas práticas que não podemos tirar os olhos?

COMBINADOS

As organizações que fizeram combinados claros com seus colaboradores e gestores sobre o que esperavam em termos de entregas e também aspectos comportamentais tiveram mais sucesso ao conduzir os desafios ao longo do processo de adaptação. Costumo dividir os combinados em 3 blocos:

  • Combinados sobre os objetivos a serem alcançados e como deverão ser reportados e acompanhados.
  • Combinados sobre expectativas de comportamento no papel profissional
  • Combinados sobre o que precisamos fazer para nosso trabalho funcionar. O que você precisa de mim? O que eu preciso de você?

Se isso não foi conversado no início do trabalho remoto devido a impetuosidade em que tudo aconteceu, pode ser um bom momento para retomar esses aspectos.

Algumas organizações tem discutido inclusive algumas regras do jogo para mitigar os riscos nesse novo período:

  • Haverá um mínimo de horas obrigatórias no escritório?
  • Você tem condições adequadas para trabalhar em casa?
  • Teremos um % de tempo presencial e um % de tempo em casa?
  • Quais as condições que você precisa ter em casa para conseguir trabalhar adequadamente? (velocidade mínima de internet, estrutura, etc)

COMUNICAÇÃO

É necessário criar uma sistemática de comunicação e não contar apenas com o acionamento por demanda. Colaboradores virtuais podem se sentir deixados de lados nas informações. Outro desafio é a utilização de muitos canais de comunicação e a mistura de canais oficiais e privados.

Dicas:

  • Priorize a comunicação com o seu time estabelecendo reuniões regulares em grupo e individuais.
  • Mantenha reuniões individuais periódicas para discutir projetos, tarefas e follow ups. Aloque tempo para estabelecer conexão, relacionamento e compreender o contexto do colaborador. Dê previsibilidade da frequência que os membros do time terão tempo de qualidade com você. A agenda da reunião é responsabilidade do gestor e do colaborador.
  • Seja intencional em reuniões em grupo. Nessas reuniões evite focar apenas em tarefas, resultados e projetos. Invista tempo na formação de conexão, interação e troca entre a equipe.

CONEXÃO

Boa liderança envolve clareza, boa comunicação e conexão. Garanta momentos todos juntos. A falta de intencionalidade do gestor pode levar ao isolamento dos membros do time e criar silos dentro da própria área.

Dica:

  • A conexão do time não precisa ser por eventos sociais. Pode ser um almoço virtual, um trabalho voluntário, uma trilha de aprendizado em grupo. Lembre que tempo para conexão é parte do negócio e não uma distração.

CLAREZA:

Fala-se muito em acompanhar a performance pelas entregas mas isso exigirá que cada vez mais as expectativas e métricas fiquem claras, específicas, mensuráveis, atingíveis e com prazo definido.

Dicas:

  • Crie momentos de team check ins para que todos os membros da equipe saibam quem está trabalhando com o quê e como cada um está contribuindo para os objetivos organizacionais. Em times remotos, as pessoas tendem a ter mais dificuldade de enxergar a visão do todo. E colaboradores isolados podem criar pressupostos.
  • Identifique a habilidade de cada um e estimule a troca de conhecimento e o compartilhamento de experiência. Crie espaço para discussão em time sobre metas alcançadas e o compartilhamento das lições aprendidas. Ou você pode também, por exemplo, colocar profissionais mais experientes com objetivos de mentorar profissionais mais jovens. Isso estimula a conexão entre os membros da equipe e o aprendizado contínuo.
  • Líderes podem se sentir inseguros sobre as entregas dos colaboradores e isso levar a uma escalada de reuniões e emails. Se algo está lhe causando insegurança é melhor colocar na mesa e conversar. Faça combinados do que você precisa em termos de acompanhamento, entregas e comunicação para se sentir seguro.

FEEDBACK ONLINE

Sim, é mais complexo dar feedback na liderança remota pois alguns comportamentos não ficam tão evidenciados quando você não está compartilhando o mesmo ambiente físico.

Dicas:

  • Busque o feedback de diversas partes interessadas para enriquecer a sua percepção.
  • Durante a conversa, acione os comandos de não perturbe nos chats internos. Reduza estímulos externos (celular, email, whatsapp).
  • Sempre abra a câmera e peça para o outro abrir a câmera. Faça um “pin” na imagem do seu colaborador. Foque a atenção nele  para poder observar fatores não verbais.
  • Não preencha o silêncio. Dê o tempo para o outro pensar.
  • Temos estimulado as pessoas a serem cada vez mais protagonistas de suas carreiras e isso significa que você precisará cada vez mais estar preparado para falar sobre desenvolvimento e carreira.
  • As pessoas tendem a fantasiar que apenas colaboradores no presencial irão acessar as melhores oportunidades. A comunicação sobre oportunidades de carreira deve ter um cuidado e comunicação adicional.
  • Colaboradores remotos podem não enxergar o impacto de seu trabalho. Isso pode levar a desmotivação e a procura de um novo trabalho. Líderes precisarão criar oportunidades de conversas sobre os impactos dos trabalhos do time.

FERRAMENTAS DIGITAIS

As ferramentas digitais podem auxiliar o trabalho em equipe, facilitar o registro de ideias, tirar a temperatura do grupo, medir a compreensão sobre alguma temática.

Dicas de ferramentas:

  • Edupulses
  • Mentimeter
  • Miro                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             A tecnologia abre a porta da experiência mas não garante a conexão. Mas lembre que o que o fará ser um gestor eficaz do trabalho remoto é a conexão com o humano.
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