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Inteligência Emocional: O que é e por quê o mercado tem falado tanto disso?

Inteligência Emocional: O que é e por quê o mercado tem falado tanto disso?

02/07/2019

Por Luciana Gazzoni, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança

Vivemos um momento muito acelerado nas organizações. As atenções estão voltadas para as vantagens competitivas que um bom líder pode trazer para sua empresa dentro de um cenário complexo, ambíguo e com mudanças disruptivas. Para que um líder possa, realmente, representar essa vantagem competitiva, ele precisa desenvolver suas competências técnicas e também sócio-emocionais de maneira equilibrada. Isso significa a quebra do paradigma, presente em muitas mentes, de que a emoção não deve ter espaço no ambiente organizacional.

"A emoção não é apenas importante, mas absolutamente necessária para tomarmos boas decisões, agirmos de maneira otimizada na solução de problemas, enfrentarmos as mudanças e alcançarmos o sucesso."

- David Caruso e Peter Salovey

 

Mas será que indivíduos com competências emocionais e sociais pouco desenvolvidas podem tornar o ambiente de trabalho menos produtivo? A resposta é sim!

O conjunto de competências emocionais e sociais é chamado de inteligência emocional. No senso comum associamos diretamente à habilidade de autocontrole, mas também está relacionado com a identificação e compreensão das emoções e motivações das outras pessoas, principalmente de seus liderados.

Segundo Daniel Goleman, a inteligência emocional pode ser dividida em cinco áreas principais:

  • Autoconhecimento Emocional: reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  • Controle Emocional: lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
  • Automotivação: dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas:  reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos;
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais: interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.

O investimento no desenvolvimento da inteligência emocional rende frutos na sua vida profissional e particular. Há diversas pesquisas que mostram a associação do desenvolvimento dessas competências com a realização pessoal. Se você é um líder, um passo essencial para a sua jornada é investir no desenvolvimento e autoconhecimento.

Lembre-se: você também impacta a vida de outras pessoas. A caminhada pode ser mais longa ou mais curta, cada pessoa tem seu tempo. A boa notícia é que não há limite de idade para desenvolver estas competências.

Aqui você encontra mais textos que escrevi sobre inteligência emocional:

https://www.lightupdesenvolvimento.com.br/novidade/13/liderando-com-inteligencia-emocional/

https://www.lightupdesenvolvimento.com.br/novidade/4/inteligencia-emocional-no-trabalho/

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