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Network como Rede Colaborativa

Network como Rede Colaborativa

13/06/2017

Networking é um termo em inglês que refere-se à rede de contatos de um profissional. Muitos profissionais acreditam que apenas precisam investir em seu networking quando desejam se recolocar ou muitas vezes só pensam nisso quando efetivamente precisam de um novo trabalho. Muitos profissionais ficam como “avestruzes” dentro das empresas. Trabalham muito, entregam resultados consistentes, mas não investem tempo em compartilhar seu conhecimento e garantir conexão com outras pessoas que seriam importantes em sua rede. Ter uma rede de contatos forte impacta em trabalho, novos negócios, oportunidades, troca de conhecimento, indicações, aprendizado mútuo.

Para transformar sua Network em uma rede colaborativa de contatos, tenha em mente esses três princípios:

Situação ganha-ganha

Frequência de contato;

Conteúdo útil;

 

Situação ganha-ganha: o que eu posso oferecer para meus contatos?

 

O princípio básico é a troca e a lei da abundância. Quanto mais você compartilha e oferece para a sua rede mais você a torna forte. Algumas idéias de como manter sua rede ativa:

 - Compartilhar aquela matéria /artigo que você leu e achou o conteúdo bastante pertinente ou interessante;

 - Ao ver um anúncio de vaga, você pode indicar profissionais que você sabe quem têm perfil para a posição;

 - Curtir, comentar, compartilhar publicações interessantes de outros;

 - Prestigiar o novo negócio de um colega empreendedor, experimentando o produto, indicando para outros profissionais ou apenas divulgando a marca para seus contatos;

 - Escrever recomendações para pessoas que você conhece

 - Escrever artigos e publicar nas mídias sociais;

 - Participar de grupos de estudo em sua área profissional e discussões em grupos contribuindo com a sua experiência;

 - Publicar a indicação de um bom fornecedor;

 - Dar apoio para aqueles que estão buscando recolocação e indicar para vagas;

 - Compartilhar suas habilidades com um colega como por exemplo ajudá-lo a fazer uma planilha mais elaborada, revisar um texto em inglês ou até mesmo auxiliá-lo a pensar na solução de um problema/dilema profissional;

 - Uma simples ligação para saber como seu colega está!

 

Frequência de contato: quando fazer contato?

 

O erro clássico é a busca pela rede quando você precisa de algo. Ninguém gosta de sentir-se usado. Então o ideal é que você faça um mapa de pessoas que são importantes para você e que passaram pela sua vida profissional tanto em formações, grupos de networking e empresas. São pessoas que você tem afinidade e que gostaria de se manter conectado. A partir disso, faça um plano. Comece investindo 20 minutos por semana. Mantenha essa rede viva. Garanta alguma troca ou contato com frequência. Assim quando você efetivamente precisar de ajuda terá pessoas dispostas a lhe dar suporte.

 

Conteúdo útil: o que compartilhar

 

Seja seletivo nas matérias, vídeos e conteúdos compartilhados. É importante que seja útil para a sua rede e definitivamente evite conteúdos polêmicos.

 

Talvez ao ler esse artigo você possa estar se questionando sobre o tempo. Não sobrará tempo para fazer networking. Essa é uma decisão de investimento de curto, médio e longo prazo. Investir na construção de uma rede de relacionamentos robusta é como abrir uma poupança para dias difíceis.

 

Por Luciana Gazzoni- Consultora, Interculturalista e palestante em Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO). Administradora especialista em Gestão de Pessoas e Liderança

Junho/2017

 

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