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Gestor com Foco na Tarefa E no Relacionamento

Gestor com Foco na Tarefa E no Relacionamento

14/12/2017

Por Luciana Gazzoni, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança

 

Você já ouviu falar que muitas organizações estão extinguindo as avaliações de desempenho? Por quê? Será que as avaliações não contribuem para a organização? Eu penso que o problema não está no instrumento, mas no que é feito com ele. As avaliações estão sendo eliminadas porque a forma como têm sido usadas não agregam valor aos indivíduos e, consequentemente, às organizações. Mas qual é de fato o problema? Penso que um deles é a falta de entendimento sobre o seu propósito. O que faz a diferença é quem o está utilizando. Deixe-me explicar e você compreenderá também o título deste artigo.

O gestor foco na tarefa vai executar o processo de avaliação de desempenho. Irá preocupar-se no preenchimento da ferramenta, utilização do sistema (se aplicável) e cumprimento do prazo que o RH estabeleceu para a avaliação de todos os funcionários.

O gestor foco no relacionamento irá se preocupar em estabelecer um momento importante de aprofundamento do relacionamento e confiança com o colaborador. Como é que as pessoas costumam sair de uma avaliação de desempenho onde o gestor só tem o foco na tarefa?

Muitas vezes frustradas, pois não percebem que aquela conversa (ou monólogo) realmente contribui para o seu desenvolvimento. A necessidade das organizações é que os gestores conduzam esse momento importante da organização considerando a tarefa E o relacionamento.

Para isso, é necessário método, domínio da ferramenta, mas também olho no olho, interesse genuíno na pessoa que está à sua frente. Você sabe a história profissional dos seus funcionários? Ambições? Sonhos? Como você, gestor,  pode conectar os interesses profissionais de seus funcionários com as necessidades da organização? Se você tem um funcionário que sempre teve um bom desempenho e repentinamente isso mudou, procure compreender o contexto maior e  outros fatores que podem estar impactando.

O mesmo acontece quando você vai promover ou até mesmo dar um aumento a um colaborador. Você pode simplesmente entregar a carta de aumento (foco na tarefa) ou pode aproveitar a oportunidade para valorizar, enaltecer a contribuição que aquele indivíduo traz para a equipe (foco no relacionamento). E tem gente que acredita que, se elogiar, estraga. Grande mentira. A lei da abundância é que opera aqui, reforço positivo é mais eficaz na modelagem do comportamento.

Lembro de uma vez em que eu estava passando por um momento muito difícil na minha vida pessoal. Meu pai estava batalhando contra um câncer e minha mãe cuidando dele. Um dia meu filho ficou doente e precisei deixá-lo com minha mãe. Minha cabeça estava superdividida, pois tinha milhares de reuniões importantes, entregas para fazer na empresa. Tudo isso em um momento em que eu precisava muito do emprego e queria garantir performance. Neste dia fui almoçar e minha gestora me perguntou se estava tudo bem. Rapidamente contei a ela o motivo da minha ansiedade. Ela me olhou no olho e me disse: “vai embora. Não tem nada aqui tão importante que não possa esperar”.  A atitude dela foi muito significativa para mim. Isso é ter foco no relacionamento.

Um gestor foco na tarefa provavelmente nem teria percebido que algo estava errado. É claro que o funcionário não precisa esperar a percepção do gestor, mas neste caso eu realmente estava tão conturbada emocionalmente que precisei da sensibilidade de outra pessoa para me ajudar a raciocinar.

É deste gestor que o mundo está precisando. Alguém que se preocupa com as tarefas, metas, entregas; mas também com o propósito, o relacionamento, as necessidades individuais. Não pense que sobrará tempo na sua agenda para fazer isso. É necessário ser intencional. Algumas ideias de como você pode estar mais focado no relacionamento:

  • Reserve algum tempo por semana apenas para estar disponível para o seu time, à disposição na área. Mas bloqueie na sua agenda!
  • Tenha reuniões individuais semanais ou quinzenais com foco nas tarefas e entregas; mas reserve pelo menos uma hora por trimestre para uma conversa individual. A pauta é aberta, sem tarefas, para feedback mútuo.
  • Invista tempo para conhecer o outro e ser conhecido pelo seu funcionário. Fale sobre a relação de vocês. Vocês não têm que ser amigos mas podem ter um relacionamento profissional próximo e de alta confiança.

 

E para quê tudo isso? Porque o aumento da confiança no relacionamento está diretamente ligado à entrega de resultados. Porque quando as pessoas têm vínculo com o seu gestor e com a organização, passam a QUERER entregar o seu melhor.

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