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O desafio de liderar times à distância

O desafio de liderar times à distância

24/07/2017

Você sabe quais são as diferenças entre liderar um time que está fisicamente próximo e um time que fica em outro local? Ao pensar em competências e habilidades, parece que pouca coisa muda. Mas há elementos importantes que fazem toda a diferença. Confira a seguir alguns pontos importantes.

O que muda para o gestor?

Primeiramente, o controle. À distância o nível de confiança precisa ser maior e o grau de maturidade dos funcionários também. Afinal, o gestor não está ali, logo ao lado. Não há como acompanhar detalhes da rotina, ausências, hábitos improdutivos. É crucial que a comunicação seja fluida e transparente, pois o controle é feito exclusivamente pelo nível de produtividade.

O maior desafio do gestor, no entanto, é estratégico. Como desenvolver o time à distância? Como ouvir as duas partes de um mesmo fato, dar feedbacks, avaliar o desempenho com precisão, orientar cada membro da equipe?

Dentro deste cenário, o gestor também tem suas dúvidas. “Será que fui claro o suficiente?”, “Será que ficou tudo bem?”... à distância, as expressões corporais não ficam tão nítidas. Além disso, é preciso considerar outro ponto muito importante: um time com pessoas de vários lugares diferentes é um time multicultural.

Compreender as diferenças culturais é extremamente importante na gestão à distância. Afinal, a falta da compreensão dificulta a formação do vínculo. Gerindo pessoas de lugares e culturas diferentes podemos fazer julgamentos equivocados e até mesmo nos distanciar. Além disso, muitas discussões de trabalho são frutos de perspectivas culturais distintas.

Recomendações para alguém que lidera um time virtual

Se você vive essa situação, confira algumas dicas da Light Up Desenvovimento Humano que podem acelerar seu processo de transição neste papel:

  1. Faça um encontro presencial o mais breve possível. A comunicação face a face ainda é a mais eficaz. Ao assumir um time à distância, o primeiro passo é organizar um encontro presencial com o grupo todo. É assim que você começa a construção do vínculo de confiança. Use o tempo para ajudar os membros a se conhecerem e também a conhecerem melhor o próprio líder. Se possível, proporcione encontros presenciais pelo menos uma vez ao ano.

 

  1. Esclareça tarefas e processos, não apenas metas. Seja no cafezinho ou no intervalo entre uma reunião e outra, o time que está próximo a você tem a facilidade de tirar dúvidas e mostrar “parciais” do trabalho. Quem está distante caminha sozinho no desenvolvimento do trabalho em boa parte do tempo. Portanto, dê mais atenção ao alinhamento das tarefas. Deixe suas expectativas claras, alinhe métodos e processos de trabalho. Garanta que terá reuniões de acompanhamento de atividades para identificar necessidades de ajustes e de treinamento.

 

  1. Facilite a comunicação. Crie acordos e boas práticas para que a comunicação flua bem. Dica: evite o ping- pong de e-mails. Busque a comunicação direta e aproveite a tecnologia para ver quem está do outro lado, com vídeo-chamadas regulares. Ruídos ao fundo e conversas paralelas podem atrapalhar a comunicação à distância.  Certifique-se de que sua conexão com a internet está funcionando bem antes de iniciar uma vídeo-chamada.

 

 

  1. Construa um ritmo para o time. Um time que está em localidades diferentes pode se desconectar das prioridades e senso de urgência. Crie rotinas regulares de reuniões de acompanhamento, tanto individuais quanto em grupo. O ideal é que você já tenha um calendário preparado, assim todos podem se organizar também. Deixe clara a pauta das reuniões (sem agenda oculta!), registre os planos de ação e cumpra os horários de início e término.

 

  1. Crie oportunidades para a informalidade. As reuniões de um time dividido pela distância podem ficar muito voltadas às tarefas. Isso significa que, muitas vezes, o que realmente importa e incomoda pode não ter espaço em uma reunião virtual. Abra espaço para que as pessoas compartilhem como estão, seus desafios e eventualmente até brincadeiras saudáveis.

 

  1. Esclareça e acompanhe os acordos e ações. Quando o time trabalha de forma remota, não é tão fácil visualizar engajamento e a produtividade. Você pode usar plataformas online para criar painéis de tarefas e entregas.  Coloque todos os objetivos, prazos, detalhes das tarefas e membros responsáveis. Cuidado para não cair no micro gerenciamento. Há uma linha tênue entre acompanhar as tarefas e responsabilidades e controlar demais a equipe. Foque na entrega e na produtividade!

 

  1. Um a um. Lembre que o gerenciamento do desempenho e o desenvolvimento de cada membro do seu time precisa ser feito individualmente. Reserve tempo de qualidade para cada um. Saiba ouvi-los, reconhecê-los e desenvolvê-los de forma individual. Assim o trabalho em equipe fluirá de forma mais harmônica.

 

Disciplina e organização são fundamentais para liderar um time à distância. Desenvolvê-lo, no entanto, é uma tarefa que exige proximidade. Se o mundo já não tem fronteiras, a sua gestão também não precisa ter. Quer desenvolver sua capacidade de gestão de times virtuais? Fale com a Light Up!

 

Por Luciana Gazzoni- Consultora, Interculturalista e palestante em Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO). Administradora especialista em Gestão de Pessoas e Liderança

Julho/2017

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